Regulamento do Concurso




Concurso Ecovídeo – 5ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola



Como participar do concurso?


1. Elabore um projeto a partir da pergunta "Como transformar sua escola em um espaço sustentável?" A sua proposta de ação a partir desse tema deverá contemplar o meio ambiente escolar e a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções.
2. Envolva toda a comunidade escolar no seu projeto: alunos, professores, pais e funcionários, além de possíveis agentes sociais da sua comunidade que possam ajudar.
3. O objetivo do seu vídeo deve ser mobilizar a comunidade escolar para a realização do projeto na busca de tornar a sua escola em um espaço verdadeiramente sustentável. Além do mais, o seu vídeo pode fazer parte da preparação da sua escola para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Saiba mais em:http://conferenciainfanto.mec.gov.br
4. Reúna uma equipe de até quatro pessoas, sendo pelo menos um professor, para serem responsáveis pelo vídeo de apresentação do projeto.
5. Faça um vídeo de até dois minutos com todas as etapas do projeto e o plano de ação.
6. Dê um título para o seu vídeo a partir do tema do projeto.
7. Poste seu vídeo no youtube.
8. O título do seu vídeo no youtube deve seguir o seguinte modelo:
Concurso Ecovídeo - 5ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola – Título do Vídeo
5. Envie um e-mail para tvescola.videos@mec.gov.br especificando: título e descrição do projeto (conforme modelo) / Formato do vídeo/ Responsável / E-mail / Nome, telefone e endereço da escola.
6. Aguarde confirmação e aprovação do vídeo via e-mail.
7. Seu vídeo será postado no blog da Semana do Meio Ambiente da TV Escola, no endereço:www.semanadomeioambiente.blogspot.com
8. Caso você não tenha acesso à internet e não consiga enviar seu vídeo via youtube, você pode enviar pelos Correios para: Rua da Relação 18 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ / CEP: 20231-110
9. A confirmação de recebimento e aprovação do seu vídeo será enviada via e-mail ou telefone.
10. Assim como os vídeos enviados por e-mail via link do youtube, os enviados via Correios também serão postados no youtube e em seguida no blog da Semana do Meio Ambiente da TV Escola, no endereço:www.semanadomeioambiente.blogspot.com
11. Divulgue seu vídeo para o maior número de pessoas possível. Utilize as redes sociais. Quanto mais visitas seu vídeo obtiver, maiores serão as suas chances de divulgar e mobilizar sua comunidade.
12. O vídeo mais acessado receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, que será exibida no quadro ECO AÇÃO, durante a 5ª Semana de Meio Ambiente.
13. A equipe produtora do melhor vídeo votado pelo júri da TV Escola e Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC irá para o Rio de Janeiro gravar um programa especial a ser exibido na programação da TV Escola.

Regras do concurso:


• Os vídeos devem ter até 2 (dois) minutos de duração.
• O vídeo deve ser um trabalho original e inédito.
• A apresentação do vídeo deve conter conteúdo livre de preconceitos, estereótipos, ofensas ou informações impróprias.
• A equipe produtora do vídeo deve ser composta de no máximo quatro pessoas, sendo que uma deve ser um (a) professor (a) responsável. É permitida a participação de pessoas da comunidade na composição da equipe.
• Poderão participar alunos de todos os níveis da Educação Básica.
• As filmagens podem ser feitas com aparelhos celulares, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras que apresentem uma boa qualidade de imagem.
• Todo o processo deverá ser acompanhado pelo professor responsável.
• Para o caso de vídeos que utilizem, no processo de edição, trilhas sonoras/músicas, a equipe deverá privilegiar a utilização de músicas de autoria da comunidade local e/ou músicos regionais, salvaguardando os devidos direitos autorais.
• É importante que os trabalhos realizados pelos alunos não se encerrem com a culminância do projeto e que esse seja um trabalho sistemático e contínuo.
• Os vídeos deverão ser postados no youtube e enviados via e-mail ou pelos Correios (data máxima para postagem como carta registrada ou Sedex) até o dia 17 de maio de 2013.

O prazo para o envio do vídeo é 17 de maio de 2013, sendo essa a data para envio do link do youtube por e-mail ou data da postagem da mídia nos Correios como carta registrada ou Sedex. Qualquer entrada apresentada após essa data não será aceita. Qualquer vídeo modificado após o término do concurso não será elegível.


A conferência do número de acessos para eleição do vídeo mais acessado do youtube será feita às 12h do dia 20 de maio de 2013. Os resultados dos vencedores do Concurso Ecovídeo das Escolas tanto para o Melhor Vídeo escolhido pelo júri quanto para o Vídeo Mais Acessado do youtube serão anunciados oficialmente durante a 5ª Semana de Meio Ambiente, de 24 a 28 de junho.

Processo de Seleção


Critérios de avaliação dos vídeos

Os vídeos enviados serão julgados a partir dos seguintes critérios:
- Originalidade
- Criatividade
- Coerência com a temática
- Nível de envolvimento da comunidade escolar com a produção do vídeo
- Edição
- Serão dados pontos bônus para vídeos com estética excepcional e projetos fundamentalmente inovadores.
O vídeo vencedor será escolhido por uma comissão formada por produtores da TV Escola e especialistas da Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC.
Os vídeos serão avaliados na semana de 20 a 24 de maio.

Aviso Legal


Ao submeter um vídeo para o concurso, o candidato aceita os termos e condições do concurso. Ao enviar um vídeo, o participante concede permissão plena à TV Escola / Ministério da Educação para usar livremente no canal e site da TV Escola, Portal do Professor e em outros portais do MEC, canais do YouTube, ou qualquer outro uso educacional, sem fins lucrativos. A TV Escola terá o direito de usar livremente o material de vídeo. Estes termos e condições estão sujeitos a alterações.


Acesse o arquivo do Regulamento em PDF clicando aqui.

18 comentários:

  1. É a melhor ecoiniciativa já tomada para a nossa juventude. Vamos postar milhões de vídeos. O mundo saberá quem somos, de onde viemos e para onde vamos.
    José Ivan Mayer de Aquino - Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

    ResponderExcluir
  2. Vamos Participar comunidade escolar, afinal não importa quem vença, nos educadores, educandos e o meio ambiente serão os grandes privilegiados por esta iniciativa! Vamos, Vamos...
    Jorge Eduardo
    Professor_SEEDUC_RJ

    ResponderExcluir
  3. Excelente oportunidade para unir reflexão, ação e produção de mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que oportunidade de apresentar as ações que a escola desenvolve utilizando as mídias como registro.

      Excluir
  4. Iniciativa maravilhosa ao incentivar os nossos jovens a ter sugestões de cuidados ao meio ambiente em que estamos vivendo. Queridos educando e docentes não deixe de postar seu vídeo, só a sua iniciativa de postar você já é vencedor. Vamos lá.....já estou pensando no meu e você?
    Professora: Viviane Cristina Juína-MT

    ResponderExcluir
  5. Professora de História22 de fevereiro de 2012 às 21:39

    Sou professora em uma escola totalmente rural, vamos participar!
    Professora Dalva Quarto Centenário - Pr

    ResponderExcluir
  6. O Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Porto Nacional - Tocantins. Desenvolvemos projetos voltado ao meio ambiente, esperamos mostrar um pouco desse nossa ação com a equipe que estara fazendo o vídeo. Vamos participar!

    ResponderExcluir
  7. O diretor da escola onde estudo e tenho projetos que se adequam perfeitamente as condições propostas quer produzir o video.

    Mas os integrantes do grupo e inclusive eu deixamos um pouco de lado os projetos nessas ferias, e tenho receio de nem chegar perto de vencer.

    Ainda estou confuso, não tenho certeza se vou participar.

    ResponderExcluir
  8. adorei esse projeto e eu e 3 amigas iremos participar desse brilhante
    concurso..nos da escola viegas tambem estamos na luta..bjao
    laura niz dor reis

    ResponderExcluir
  9. Ótima ideia. Possibilita a escola trabalhar a temática atual da Rio + 20 e o Meio Ambiente aliado as novas tecnologias. Divulgaremos a iniciativa em nosso blog e também no site da SED.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa! Estímulo a juventude de excelente qualidade!
    Divulgaremos no nosso blog -
    Abraços,
    Espaço da Ciência de Paracambi.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da ideia, pretendo participar do concurso.
    É uma oportunidade para estimular o jovem a pesquisar.

    ResponderExcluir
  12. Sou professora da tv escola EEE.F.M.Benedito Laurindo Gonçalves e adorei esta chance de poder participar junto aos alunos de minha escola em busca de salvar nosso planeta.
    Parecis-Rondônia.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a iniciativa, porém o título o qual vcs pedem para colocar é muito extenso para o youtube.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. muito legal essa iniciativa , dar a chance aos alunos a mostrarem seus talentos

    ResponderExcluir
  15. muito boa a ideia, pois tudo é valido na conscientização e reflexão da conservação do nosso planeta, pois os jovens são o futuro.Eu também fiz a minha parte como professora do primeiro ano do ensino fundamental, os alunos fizeram um livrinho contando uma história com um final feliz,refletindo sobre a palavra reciclar.É um trabalho formiguinha que todos nós devemos refletir e passar aos jovens o futuro do planeta.Os seres vivos agradece.

    ResponderExcluir
  16. ESCRITOR MAURICIO BERWALD DE SANTA CATARINA.PROJETOS VOLTADOS PARA O MEIO AMBIENTE É SEMPRE BEM VINDOS.FELIZ ANO NOVO A TODOS.QUE DEUS ABENÇOE ESTE PROJETO.

    ResponderExcluir